Essa forma de agir recebe o nome de paradigmas. Eles fazem parte da gente. Todos têm alguns vícios. E isso não é problema.
Passa a ser um problema quando começa a nos prejudicar de alguma forma.
Existem vários paradigmas bons. Por exemplo: nossa forma de escovar os dentes; de se vestir;usar desodorante;ser educado; entre outros. Porém também existem os ruins. Tipo os vícios, que em nada contribuí, só destrói.
Falando em costumes e condicionamentos eu lembrei uma história interessante que representa muito bem um tipo de paradigma:
"Existia um casal recém-casados em que a esposa toda vez que ia assar bife para o marido cortava o bife ao meio. Curioso com aquela atitude ele perguntou a ela porque ela sempre cortava o bife antes de assar. Ela respondeu que aprendeu com a mãe. Então ele foi perguntar a sogra. Que respondeu o mesmo. Morrendo de curiosidade ele procurou a avó da esposa para saber o porque da necessidade de parti o bife ao meio antes de assar. A senhora falou que quando casou a assadeira que tinha era pequena,por isso cortava. A filha via ela cortar e aprendeu . E assim por diante."
O que vemos na história é o poder de um paradigma, pois mesmo sem necessidade de parti o bife ao meio,a moça fazia isso porque tinha aprendido com a mãe.
Então espero que você saiba que mudar sempre é preciso. Que sempre podemos aprender uma nova maneira de fazer as coisas. E por último quero que você aprenda a dominar seus atos para não ser dominado por ele. Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário